23 de agosto de 2011

Os espectadores olham para onde o Mágico olha! E se ele estiver usando óculos escuros?

Está cada vez mais frequente, por parte de alguns Mágicos, o uso de óculos escuros durante suas apresentações. Em função desse comportamento proponho que reflitamos sobre a pertinência de tal atitude, visto que desde os nossos primeiros passos na Arte Mágica aprendemos que o olhar do Mágico tem fundamental importância para as ações de misdirection, pois é através dela que conseguimos a máxima valorização do efeito.
Ora, se através do olhar conseguimos fazer com que o espectador olhe para onde queremos que ele olhe como fazer isso se ele não consegue ver para onde o Mágico olhou com a intenção de desviar o foco da sua atenção do movimento que não poderia ser percebido por ele?
Sinto que há, no mínimo, um grande equívoco na adoção de tal postura, para não dizer total desconhecimento da importância dessa fantástica ferramenta que é a misdirection e que está intimamente ligada ao olhar do Mágico. 
Defendo, e sempre defendi, que o uso correto e preciso do olhar permite resultados absolutamente perfeitos para a desestruturação da lógica de desenvolvimento de um número e a conseqüente impossibilidade da reconstituição, por parte do espectador, do seu “modus operandi”.
Através do olhar conseguimos, também, nos comunicar com os espectadores, transmitir sentimentos, exercer domínio sobre o comportamento de algum engraçadinho, etc.
Há que se repensar, portanto, até que ponto vale à pena usar óculos escuros durante uma apresentação.
O que quero ser? Segurança, Agente Secreto ou Mágico?
Se a resposta for Mágico,  os cuidados para a composição do personagem devem levar em consideração que a Arte tem princípios, técnicos e teóricos, que devem nortear essa composição  e assim evitar equívocos capazes de impedirem que efetivamente se faça Arte Mágica.

OZcar Zancopé 


Observação: O presente texto, de minha autoria, está publicado no site da The New MAGIC MARKET,www.magicmarket.com.br, sob o título "Reflexões Mágicas", para  a qual foi especialmente escrito .



Um comentário:

  1. Concordo plenamente, o olhar durante a apresentação é muito importante, pois é através dele que conseguimos envolver o espectador.

    Sany

    ResponderExcluir