27 de outubro de 2011

“A descoberta da feitiçaria” perde o status de ser o livro mais antigo do mundo sobre Arte Mágica”

Até pouco tempo atrás o mundo mágico tinha como certo, o fato do livro “ A DESCOBERTA DA FEITIÇARIA” – The Discovery of Wichcraft, escrito pelo inglês REGINALD SCOT, que não era mágico, mas foi auxiliado pelo ilusionista francês  CAUTARES, ser o livro mais antigo do mundo sobre arte mágica.
A verdade é que existe na Universidade de Bolonha- (Itália), um manuscrito do século XIX, com uma referência a um antigo compendio (resumo suscinto) sobre a presdigitação da época do Renascimento. No livro “DE VERIBUS QUANTITATIS” – O PODER DOS NÚMEROS, existem truques com cartas de baralho e quebra cabeças com chaves numéricas, tendo permanecido armazenado por mais de quinhentos anos.
O autor da obra foi o monge Fransciscano e matemático, LUCA BARTOLOMEO DE PACIOLI ( 1445-1514/1517?), que teria compartilhado idéias do livro com LEONARDO DA VINCI, que segundo o texto achado era CANHOTO e SURDO.
O livro, escrito em italiano, provavelmente entre 1496 e 1508, foi recentemente traduzido para o inglês e contém a primeira referência histórica aos jogos cartomágicos e instruções para a técnica de malabares, além de ensinar a tragar fogo, introduzir as mãos em chumbo derretido e fazer a manipulação de moedas.
Fica assim registrado que o antigo livro A DESCOBERTA DA FEITIÇARIA, não é  mais considerado como antes, e sim "O PODER DOS NÚMEROS” ou “DE VIRIBUS QUANTITATIS”, bem como vale ressaltar que o PAPIRO DE WESTCAR, continua sendo o texto mais antigo do mundo, oficialmente conhecido, falando sobre arte mágica.

O texto acima faz parte do acervo do Centro de Pesquisas do Centro Cultural de Arte Mágica - CECAM/ MG, e me foi enviado pelos Mágicos YAGO e ROSSINI. 

Fiz uma pesquisa adicional e os dados estão abaixo.

Mais informações poderão ser obtidas em


Querendo adquirir o livro entre em








Um comentário:

  1. Boa tarde meu amigo.
    Depois de ler o texto do livro mais antigo, peço mil desculpas, mas desejava fazer o seguinte comentário:
    Não tenho qualquer dúvida do grande interesse em se saber qual o 1ª livro onde se referia a arte de ilusionismo. Nio entanto, para nós que falamos a lingua portuguesa, uma das mais faladas no mundo, também é de enorme importância saber que um dos primeiros livros foi escrito na nossa lingua.
    No inicio do século XVII o português Gaspar Cardozo de Sequeira escreveu o livro "Thesouro de Prudentes". Este é o primeiro onde os efeitos mágicos são explicados, um dos quais, conhecido como o célebre Baralho Ordenado, que até à poucos anos era conhecido como sendo uma criação do americano Si Stebbins (que viveu entre 1867 e 1950) está devidamente explicado neste livro cuja primeira edição é de 1612.
    Fonte: Tony Klauf

    comentário de Manuel Barata

    ResponderExcluir