5 de outubro de 2011

“Segredos” importantes para o bom uso da voz.

Está longe o tempo em que os mágicos apresentavam seus atos unicamente musicados. As necessidades de se comunicarem com o público, cada vez maiores, fizeram com que os Mágicos, quase que na sua totalidade, passassem a usar a voz como recurso de comunicação que, sabidamente, é o de maior expressão e eficácia de que o homem tem conhecimento.
Considerada como a forma mais primitiva de comunicação, a utilizamos desde os nossos primeiros “berros” para transmitirmos nossas necessidades de fome, sono ou mesmo se estamos sentindo dor, perfeitamente compreensíveis pelo “público” que desejamos atingir – nossos pais.
Aprendemos a falar usando a voz de forma natural sem que nos preocupemos com a sua qualidade e, essa mesma voz, ainda em estado bruto, será a que utilizaremos profissionalmente, cujas exigências, tanto da sua qualidade como da sua quantidade serão muito maiores, podendo resultar em inúmeros problemas de ordem funcional, com conseqüências danosas à nossa saúde vocal, inviabilizando, muitas das vezes, nossas apresentações.
Técnicas de “impostação” ou “colocação” da voz são necessárias para que todos os órgãos utilizados na sua produção não sofram agressões que possam prejudicá-los em seus funcionamentos e, entre eles, estão as pregas vocais, chamadas vulgarmente de “cordas vocais” que, se lesionadas, poderão impedir uma boa produção vocal.
Somente as técnicas, porém, não serão suficientes para que se tenha uma perfeita saúde vocal. Fatores de diversas ordens também contribuem para que ocorram as chamadas disfunções vocais. Situações de estresse, a falta de uma alimentação equilibrada e nutritiva, poluição do ar, ambientes com ar condicionado ou poluição sonora, o fumo e o álcool, bem como problemas de saúde que afetem os órgãos responsáveis pela respiração, fonação, articulação e ressonância.
Aos menores sinais de alerta, rouquidão freqüente, por exemplo, “perder a voz durante o show”, já serão indícios suficientes para indicar que algo não vai bem. Continuar insistindo poderá ser danoso a qualquer um dos órgãos responsáveis pela fonação. Procurar um profissional da área para serem diagnosticadas e tratadas as causas será a conduta mais acertada.
No ano de 1976 enfrentei esses problemas e, depois de uma consulta e tratamento com um Médico Otorrinolaringologista, fiz uma avaliação com uma Fonoaudióloga e passei a entender quão importante era a utilização adequada da voz. Assim sendo, comecei a estudar o assunto com muito interesse, fiz vários cursos de “expressão vocal” e, também, através da leitura, ampliei meus conhecimentos e passei a adotar algumas condutas importantes para a qualidade e saúde da minha voz. Deixar de fumar foi o primeiro passo, com benefícios sentidos de imediato.  Considerado como um perigoso inimigo da mucosa que reveste as pregas vocais, além de ser um dos principais fatores desencadeantes de doenças graves, o cigarro não deverá fazer parte dos hábitos de quem quer alcançar um bom resultado vocal.
O mesmo entendimento vale para o uso de bebidas alcoólicas que, além de provocarem desidratação no trato vocal, aumentam a rigidez da mucosa das pregas vocais provocando um efeito de pseudo-anestesia da garganta e que, sem perceber, a forçamos demasiadamente para falar.
Pigarrear também pode causar prejuízos relevantes à voz, pois por não haver secreção, ocorre um choque mecânico entre as pregas vocais. É muito mais eficaz engolir a saliva e, se for possível, será muito bom tomar um pouco de água.
A hidratação, indicada para a prevenção e tratamento dos distúrbios da voz, mantém os tecidos das pregas vocais lubrificados, melhorando sua vibração e flexibilidade, além do que é necessário, também, que todo o trato vocal esteja hidratado para funcionar bem. A recomendação dos especialistas é de haja a ingestão de no mínimo dois litros de água diariamente, bem como será saudável tomar água antes e durante a apresentação. Não é recomendável o uso de bebidas gaseificadas, estando, entretanto, recomendado o uso de chás de frutas, sucos de frutas e bebidas isotônicas, sempre em temperatura ambiente.
Habituar-se a gargarejar com água morna, durante o banho, será bastante saudável, pois esta ação promoverá o relaxamento da musculatura da garganta, melhorando as condições da circulação.
Evite comer antes do Show, principalmente alimentos muito gordurosos. A empadinha a coxinha ou o bolo devem ficar para depois (caso não haja outro em seguida). Comer uma maçã antes da apresentação, pela sua ação adstringente, fará com que haja uma limpeza das secreções da boca e da garganta, bem como ao mastigá-la, estarão sendo exercitados os músculos articuladores da fala.
Lembre-se que as pregas vocais são músculos e, como tais, sofrem fadiga. Depois de falar muito descanse a voz pelo maior tempo possível para garantir a sua qualidade na próxima apresentação.
Caso apareçam quaisquer sintomas ou suspeita de que algo não vai bem, procure um médico, pois a garantia da saúde da sua voz pode estar no diagnóstico precoce e no tratamento adequado. 
Em hipótese alguma adote a automedicação.

OZcar Zancopé 

Observação: O presente texto, de minha autoria, está publicado na Revista Magi, edição nº 28 de março de 2008, para a qual foi especialmente escrito. www.revistamagi.com.br

Um comentário:

  1. Muito importantes as recomendações sobre como preservar e cuidar da voz, principalmente antes de um show. Dicas valiosas! Parabéns pelo texto!

    Claudio Carlos de Souza (São Paulo-SP)

    ResponderExcluir