4 de dezembro de 2011

"Check list" - Você usa esta importante ferramenta?

Certamente você já passou por alguma situação difícil no momento em que está  se preparando para a apresentação e não encontra algum  item que faz parte do seu Show. "Caramba! Não veio, e agora?"
"Check list" é, simplesmente, uma lista de verificação ou de checagem e extremante útil para que você não seja pego de surpresa pela falta de algum componente importante para a sua rotina,  figurino e equipamentos . Além de lhe dar a certeza de que está levando tudo, lhe dá também uma certa "tranquilidade mental" na medida em que você não precisa  ir tentando se lembrar durante o trajeto se "pegou tudo".
Para quem já adota a prática, seguramente não estarei trazendo nenhuma novidade, mas se não for o seu caso, tenho certeza que lhe será útil adotá-la, bastando seguir alguns procedimentos simples. 
O primeiro passo é relacionar todos os itens que compõem o "pacote" que vai ser checado, por exemplo itens do seu figurino. Depois de identificados, coloque-os na ordem em que devem entrar na "mala". O ideal é que tal ordem obedeça às necessidades da sua retirada, ou seja: Sapatos devem ser os primeiros da lista pois certamente serão os últimos a serem retirados para uso. Assim, sucessivamente, estabeleça essa ordem para lhe favorecer no momento em que estiver no camarim. Imaginando que a camisa seja o primeiro item a ser utilizado, deverá ser o último da lista e, assim, ficará na "mala" por cima de tudo. Esta ordem lhe permitirá uma excelente organização com consequente economia de tempo e eficácia no momento de se vestir.
Para os equipamentos, tais como cenário, som etc., o critério é o mesmo, devendo entrar e sair do carro na sequência das necessidades de montagem. Já para os números essa ordem não é tão necessária, uma vez que você precisará  que todos estejam disponíveis e preparados antes do início do espetáculo, lembrando, porém, que a lista deles e a respectiva checagem têm a mesma importância.
Pronto, agora é só disciplina. Habitue-se a preparar seus materiais utilizando o "Check list" e você vai desfrutar da tranquilidade e segurança que esta importante ferramenta  lhe proporcionará.


OZcar Zancopé 

Um comentário:

  1. Muito bom Oscar, como sempre abordando temas muito importantes...o Check List é fundamental, principalmente quando se viaja de avião, sempre conferir e listar todos os volumes que se esta levando, uma vez embarcado você não poderá voltar em casa para buscar.

    ResponderExcluir