5 de janeiro de 2012

OKITO - O Mágico Lendário!

NO TESTE DO MÊS DE DEZEMBRO a pergunta FOI:

cOMO FICOU CONHECIDO O mÁGICO HOLANDÊS "TOBIAS THEODORE LEENDERT BAMBERG"?

86% dos votos foram para a resposta correta.

OKITO
OKITO faz parte da Dinastia dos "BAMBERG", cujo início se dá por volta do começo do século XVIII. Nasceu em Amsterdam, Holanda, em 15 de julho de 1875 e desde muito pequeno seguiu os passos de seu Pai, David Tobias Bamberg, conhecido como o "Papa Bamberg" (1843-1914). No início o acompanhava em  seus espetáculos e, com apenas 11 anos de idade, apresentou-se para a Corte Imperial Holandesa, em Palácio, no aniversário da  Princesa Wilhelmina Helena Pauline Marie (provavelmente 6º aniversário), tendo impressionado muito bem o Rei e todos os convidados, passando a ser conhecido como "O Mágico mais Jovem do Mundo". Aos dezesseis anos já apresentava um ato de Sombras Chinesas.
Em consequência de um acidente perde a audição e decide fazer um ato unicamente musicado, utilizando-se da   pantomima (técnica teatral puramente gestual ), e também por favorecer a comunicação em qualquer país de língua estrangeira.. Estava com 18 anos e aí "nasce" OKITO, um Mágico com trajes importados do Japão que, posteriormente, passam a ser chineses em decorrência das facilidades de importação, bem como  por serem roupas mais folgadas e que permitiam cargas mais volumosas sob as mesmas.
Citar os Países em que se apresentou  seria como que  descrever o globo terrestre quase que na sua totalidade.
 Bola Okito 
Criou vários números que foram adotados por uma grande maioria de Mágicos, muitos deles apresentados até os dias de hoje, como por exemplo o   "Colar de Okito", "Bola Okito" e Caixa  Okito, apenas para citar os  que têm sido executados com maior frequência. São raras as apresentações de Mágicas de Close-Up em que não esteja presente a "Okito Box", nas mais variadas versões. Curiosamente este número foi criado no momento em que ele manipulava uma caixinha de comprimidos e percebeu que sua tampa poderia ser colocada dos dois lados e que quando colocada na parte do fundo dava a ilusão de que estava tampada e seu conteúdo poderia ser aparado na mão. Foi exatamente o que aconteceu com os comprimidos. Daí, para as moedas, foi só mais um  passo.
OKITO deixou o "Palco da Vida" em 28 de junho de 1963, faltando pouco menos de um mês para comemorar seus 88 anos de vida.
A Dinastia dos Bamberg tem continuidade com um de seus filhos (teve três: dois homens e uma mulher), David Theodore Bamberg (1904), conhecido em todo o mundo por "FU-MANCHU". Com sua morte (1974),  a Dinastia que durou quase três séculos deixa de ter continuidade.

OKITO - "The Legendary Magician"



No vídeo abaixo veja a "Caixa de Okito" apresentada pelo Mágico Espanhol Luis Piedrahita


Nenhum comentário:

Postar um comentário