22 de outubro de 2012

A Arte Mágica perde um Notável Representante - Enio Finochi - "Li Tang"


As homenagens póstumas sempre me incomodaram um pouco, mas estou colocando meu coração na frente para deixar registrada a minha gratidão ao Enio Benito Mary Finochi (1936-2012), conhecido, também, por "Li Tang" e "Estilingue". Para mim foi mais que um amigo, foi um irmão. Companheiro de muitas realizações, estivemos juntos desde o ano de 1961 e fica aqui meu testemunho de ter conhecido uma pessoa envolvida com a Arte Mágica com o corpo e com a Alma.
Eu tinha conhecimento de  que ele  havia dado uma entrevista para o Mágico Nadur para ser publicada na Revista Espanhola "La Dama InQuieta". Eu sabia da grande admiração dele para com o Nadur, como também da recíproca, e pedi para o Nadur se poderia mandar-me essa entrevista, o que prontamente ele fez.
Abaixo, a entrevista na íntegra e que possibilitará conhecermos um pouco da trajetória desse  Notável Representante da Arte Mágica que deixou o "Palco da Vida" em  21 de outubro de 2012.


ENIO FINOCHI “LI TANG”

(Entrevista a Eduardo Sanchez “Nadur”, publicada na revista virtual espanhola La Dama InQuieta no.32)

Conheço Enio há anos, não recordo quantos, porém são muitos. Apesar de não termos comunicação freqüente em razão das distâncias que nos separam, aproveitamos as oportunidades que nos oferecem os Congressos ou Eventos Mágicos para pormo-nos em dia e compartilhar muitas idéias.
Trata-se de uma personalidade muito respeitada e reconhecida dentro do mundo mágico do Brasil, da Argentina e de todos os países latinoamericanos. Li Tang é um estudioso da Arte Mágica e também de sua História, possuindo uma biblioteca e um arquivo histórico sumamente valiosos.
Não é tarefa fácil realizar uma entrevista virtual, ainda mais sendo minha primeira experiência nesta tarefa, porém tratarei de que os companheiros da Dama InQuieta conheçam este grande Mágico e amigo brasileiro.
Nadur


Nadur: Uma pergunta que parece sempre repetida, porém que ajudará a nos situarmos em seu início na Arte Mágica. Como começou tudo?

Li Tang: Nasci na cidade de São Paulo em 3 de fevereiro de 1936, filho de pai italiano e mãe brasileira. Meu interesse pela Arte Mágica surgiu aos 13 anos de idade, ao ler a revista “Vida Juvenil”, que publicava uma página do autor e Mágico amador brasileiro Prof. Khiel, na qual eram ensinados números para principiantes, fáceis de preparar e executar. Foi com base nessa publicação que comecei a construir os números explicados e apresentava-os aos amigos e colegas de escola. Recordo alguns deles: a raquete com o palito, a moeda que “viaja” de um copo a outro, água que se transforma em vinho. Meu interesse aumentou quando em casa de um parente conheci a revista argentina “Hobby”, na qual em uma das seções Aldo Musarra ensinava números de mágica. Isto serviu para ampliar meu pequeno repertório e também me ajudou a iniciar meu aprendizado do idioma espanhol, que hoje domino perfeitamente e me é muitíssimo útil.

Nadur: E como prosseguiu a carreira mágica?

Li Tang: Já totalmente seduzido pela Arte Mágica, comprei aos poucos os três livros antológicos do mestre brasileiro João Peixoto dos Santos “J.Peixoto”: “Curso Prático de Prestidigitação e Ilusionismo”, “Tratado Completo de Prestidigitação e Ilusionismo” e “Trucs de Magia Selecionados”, com mais de 1500 páginas totais.
Quando eu tinha 16 anos de idade, em 1952, chegou a São Paulo para trabalhar nos teatros Odeon e depois Brás Politeama o famoso Mágico “chinês”-panamenho Chang, com uma grande companhia. Maravilhado por aquele fabuloso espetáculo, que assisti muitas vezes, decidi que eu também seria um Mágico “chinês”, e foi assim que nasceu o Mágico “chinês”-brasileiro Li Tang.
Enio como Li Tang
  
Com esse personagem, que há muito tempo deixei de apresentar, atuei em teatros e televisão. Ao mesmo tempo, criei também um personagem cômico, o palhaço Estilingue, com o qual mantive durante alguns anos um programa por semana na série infantil diária “Pim-Pam-Pum”, patrocinado pela Fábrica de Brinquedos Estrela no canal 4, então TV Tupi de São Paulo.
Palhaço Estilingue
  
Nadur: Entendo que você também se dedicou à fabricação e comércio de efeitos mágicos, não foi assim?

Li Tang: Sim, no início dos anos 60 abri no centro da cidade de São Paulo, com um sócio, uma loja de equipamentos para Mágicos, que intitulamos Centro Mágico Nacional. Nessa época também ingressei no então CMP-Clube Mágico Paulista, que depois passou a chamar-se AMSP-Associação dos Mágicos de São Paulo, dos quais fui secretário e depois vice-presidente. Em 1964, sob os auspícios da Associação, organizei e ocupei a presidência do 1º.Concurso Brasileiro de Mágicos.

Nadur: Bem, vejo que você também se ocupou da parte institucional dos clubes mágicos, o que às vezes significa um grande esforço e vocação de ser prestador de serviços.

Li Tang: Isso não é tudo, em 1965 deixei a AMSP e com cinco amigos Mágicos fundamos o CEMA-Centro de Estudos Mágicos, do qual fui conselheiro-diretor até seu encerramento em 1980. Estando no CEMA, me ocupei da organização e da presidência da Comissão Diretiva da Convenção Mágica CEMA 1975, que marcou época no Brasil.
Em 1995, em sociedade com meu Amigo e Mágico brasileiro Caetano Miranda fundamos a Academia Brasileira de Arte Mágica, um centro de documentação e investigação sobre a história e a técnica do Ilusionismo. Nos anos subseqüentes, com a Academia, realizamos inúmeros cursos de iniciação, de formação básica e de especialização, realizamos a Convenção Brasileira de Mágicos’96 e criamos o Mercado Mágico, um encontro mensal de Mágicos, fabricantes, importadores e comerciantes de artigos especializados, atividade essa que depois de 10 anos transferi em 2007 para o ex-aluno, Amigo e Mágico Volkcane, que a mantém até os dias atuais.

Nadur: Conte-nos algo sobre sua relação com Ricardo Massone, Mágico da cidade de Rosário, Argentina (meu conterrâneo), e atualmente no famoso Circo Mágico Thiany.

Li Tang: Ricardo Massone, ou Richard Massone, Mágico argentino, havia acabado de ganhar um concurso em Mar del Plata e eu, sem o conhecer, trouxe-o para participar da Convenção Mágica CEMA 1975. Resulta que ele resolveu ficar vivendo e trabalhando em São Paulo, tornamo-nos amigos e em 1983 abrimos uma produtora de shows e cinema publicitário, a Fly-Produções e Promoções Artísticas. Richard é um artista de excepcional qualidade e um grande produtor de espetáculos, e Thiany o levou para trabalhar em seu fabuloso circo, onde ele continua até hoje com o cargo de diretor geral, excursionando pelo México.

Nadur: Há no Brasil alguma estratégia para preparar os jovens amadores para serem futuros valores da Arte Mágica?

Li Tang: Desde 1992 até 1995, fui contratado pelas Secretarias de Cultura do Estado e da Prefeitura de São Paulo para promover cursos de iniciação à Arte Mágica. Depois da criação da Academia, em 1995, continuei promovendo através dela não só cursos de iniciação como também de especialização em várias áreas de nossa Arte. Com alguns alunos desses cursos, fundamos em 1992 o Grupo de Estudos Mágicos Misdirection uma agremiação informal dedicada ao aperfeiçoamento de seus membros que está ativa até hoje e cresceu agregando alunos de cursos posteriores e também outros Mágicos. Justamente a partir dos cursos citados surgiram muitos dos que hoje formam as novas gerações de Mágicos do Brasil.

Nadur: E seu trabalho como consultor?

Li Tang: Essa é outra parte de minhas atividades que sempre me trouxe grande satisfação. Como uma das tarefas como consultor na produção de atos mágicos trabalhei com Vik & Fabrini na preparação do belíssimo ato que ganhou o 1º.prêmio em Magia Geral no Congresso Mundial de Magia FISM 1988, em Haya, na Holanda, e que depois fez e ainda faz enorme sucesso no mundo todo. A mesma coisa ocorreu com Eduardo Peres, que justamente no dia em que completava 17 anos de idade conquistou o 1º.prêmio em Manipulação no Congresso FLASOMA 1998 em Buenos Aires, Argentina, e aos 19 anos foi o ganhador do 3º.prêmio da mesma categoria no Congresso Mundial de Magia FISM 2000 de Lisboa, Portugal, e também com Volkcane & Cia. no poético e premiado ato do boneco que desperta para fazer mágicas. Outro importante momento para mim foi ter sido indicado para produzir, dirigir e apresentar uma gala brasileira durante o Congresso Latinoamericano de Mágicos FLASOMA 1998 em Buenos Aires, Argentina.
Caricatura de autoria de Fabrini


Nadur: Comente-nos algo sobre seu trabalho no tema da História da Arte Mágica. Sei que você tem um arquivo muito interessante sobre os Mágicos que passaram não só pelo Brasil mas também pela América Latina desde o século XIX.

Li Tang: Desde muito tempo dedico-me à investigação e estudo da História da Arte Mágica no Brasil e no mundo. Publiquei alguns trabalhos em Genii Magazine dos Estados Unidos (edição especial dedicada à mágica no Brasil, dezembro de 1993, vol.57, no.2) e colaborei freqüentemente com as revistas brasileiras O Tacape Mágico, CEMA-Notícias e Magia em Revista. Na atualidade publico na revista MAGI, além de outros temas, uma série especial sobre a imprensa mágica no Brasil, resenha de mais de 60 publicações entre revistas, jornais e boletins especializados publicados em nosso País desde o primeiro, de 1916.

Nadur: Você escreveu algum livro?


Li Tang: Isso é algo que eu ainda devo a mim mesmo. Traduzi para o português e editei o importante livro “O Humor na Mágica”, do Mágico argentino Merpin. Também co-editei em 2006 com Eduardo Peres seu interessante livro “Pensamento Original em Arte Mágica”. Como próprias, tenho em preparo duas obras: um vocabulário técnico do Ilusionismo e a História da Arte Mágica no Brasil, ambas sem compromisso quanto à publicação.

Nadur: Você também atuou como jurado nas competições dos Congressos da FLASOMA.

Li Tang: É certo, além de atuar como mestre de cerimônias de galas mágicas, trabalhei também como jurado de concursos, não só nos da FLASOMA-Federação Latinoamericana de Sociedades Mágicas como de muitos outros eventos mágicos.




Nadur: Como está a Arte Mágica no Brasil na atualidade e como você a vê para o futuro?

Li Tang: Como fruto de muito esforço e dedicação de algumas pessoas, a Arte Mágica vive hoje no Brasil um momento de grande expansão. A Arte já vinha crescendo após longo período de inércia, e desde nosso Congresso Brasileiro de Mágicos 2004, ao qual compareceram 426 congressistas, entrou em um ciclo de rápido desenvolvimento. Tivemos o Congresso 2006 em São Paulo, logo o EMM-Encontro Mundial de Mágicos em Belo Horizonte em 2007 e, neste ano de 2008, o Magic in Rio, no Rio de Janeiro. Com isto seguramente surgirão novos valores, que logo sairão a trabalhar e disputar prêmios em outros países, a literatura, a indústria e o comércio serão impulsionados e também o público terá sua atenção voltada para nossa Arte. No Brasil, cujo território é muito grande, começam a surgir grupos informais ou associações de Mágicos fora dos centros tradicionais, e com isso a espiral do desenvolvimento vai cada vez se ampliando mais.

Nadur: Algo mais que queira contar-nos?

Li Tang: Ao longo de quase 60 anos de atuação em quase todos os ramos da Arte Mágica no Brasil e na América Latina, alguns alunos, confrades e instituições me brindaram com muitas homenagens, que hoje formam uma importante galeria em meu escritório.


Em 2004, nomeado Sócio de Honra no.1 da AMSR
Associação dos Mágicos de Sorocaba e Região


Porém a coleção mais preciosa que a Arte Mágica me proporcionou é aquela formada pelos muitos Amigos (com maiúscula) que conquistei e que me conquistaram, e que guardo com muito carinho em meu coração.

Nadur: Enio, quer deixar seu e-mail para o caso de algum colega querer comunicar-se com você?

Li Tang: Certamente, com muito gosto, meu endereço eletrônico é eniofinochi@terra.com.br. Quero agradecer meu Amigo Nadur e à La Dama InQuieta por terem tido interesse em contar minha vida mágica, e até qualquer outra oportunidade.


14 comentários:

  1. Foi uma perca imensa para a Arte Mágica, que ele descanse em paz! Sentiremos a sua falta, mas sempre estará presente no nossos corações.

    ResponderExcluir
  2. Grande matéria em homenagem a um grande artista!

    ResponderExcluir
  3. E nos palcos da vida, as cortinas se fecharam.... é o fim do show. Enio Finochi deixará saudades.... e com certeza ele deixou vários órfãos aqui na Terra..... Mas ele fez historia..... e seus conhecimentos serão bem usados pelos que aqui ficaram.... vá em paz mestre.... tenho certeza que todos os seus filhos e Amigos (com maiúscula) honrarão a sua memória...... Saudades.....

    ResponderExcluir
  4. Excelente entrevista e mais que merecida homenagem.
    O Ênio merece todo o nosso respeito e adimiração pela imensa contribuição que deixou para nossa arte.
    Ozcar, receba o meu abraço e os meus sentimentos pela partida desse nosso companheiro de ofício.
    Bianko

    ResponderExcluir
  5. Que honra foi fazer um curso com você Enio.... Juntamente com o Ozcar, vocês foram responsáveis pelos melhores anos da minha vida.... vc estara para sempre em meu coração

    ResponderExcluir
  6. O jeito de ser:firme,decidido,personalidade impar,fez do nosso saudoso Enio um homem de carater,cujo espaço deixado vazio jamais será ocupado.Descanse em paz,meu amigo.Um dia todos nós estaremos lá...
    Drakman

    ResponderExcluir
  7. Enio deixara saudades...muitas saudades!
    Lembranças boas e inesqueciveis sempre estarão guardadas em minha mente como amigo e pela minha carreira de Mágico. Profundamente triste exponho meus sentimentos a aquele que eu chamava de Enciclopédia da Arte Mágica. Com certeza, nunca teremos outro igual!

    Que Deus o tenha!

    Thomy

    ResponderExcluir
  8. Estou com o coração partido. Enio foi um grande amigo e meu padrinho na minha admissão ao CEMA,nos anos 70.Sei que devido a minha idade não demorará muito a nos encontrarmos do outro lado e continuaremos nossa eterna amizade.

    ResponderExcluir
  9. Minha homenagem à pessoa que trouxe a verdadeira Mágica para a minha vida.

    Enio Finochi (1936 - 2012)

    DESAPARECE dos palcos da vida um grande ARTISTA,
    TRANSFORMANDO-SE em um ícone eterno para a MÁGICA BRASILEIRA.

    Na PREVISÃO certa de que este dia um dia chegaria,
    infelizmente o ERRO não teve a oportunidade de se apresentar.

    Em seu ato final, ele nos fez LEVITAR,
    com o grande vazio que deixou em seu lugar.

    Na RECONSTITUIÇÃO de sua trajetória de vida,
    vemos a ROTINA da maior MÁGICA de todos os tempos.
    O PÓ MÁGICO que espalhou generosamente enquanto atuou,
    MULTIPLICOU-SE entregando ao mundo muito mais alegria.

    Não existirá MISDIRECTION que nos faça esquecer
    a importância deste grande SER.
    BOLA BRANCA eu peço ao SENHOR,
    para este grande AMIGO que estais a conhecer.

    A nós nos resta APLAUDIR,
    e quem sabe um BIS,
    quando em sonho ele SURGIR.

    ResponderExcluir
  10. Não o conheci mais, é triste quando uma pessoa tão maravilhosa e que tenha tanta historia acaba nos deixando sei que suas marcas e seus feitos serão lembrados por muitos pois a arte de criar sorrisos fazer os outros sorri sempre é lembrado assim como seus feitos a qual ajudou muitos, descanse e olhe por todos nos companheiro magico e que a cada dia possa nos abençoar mais e mais.. Marcos Gaudencio O Magico.

    ResponderExcluir
  11. Somente hoje consegui ler esta matéria, que presta uma grande homenagem à quem sempre se dedicou de corpo e " alma ". Com certeza o nosso amigo e Mágico Ênio fará parte da história da Mágica brasileira.Sou um felizardo em ter tido como "Professores" Ênio Finochi e Ozcar Zancopé.
    Parabéns Ozcar !!

    ResponderExcluir
  12. Sómente para prestar mais uma homenagem ao amigo querido que não nos deixou, apenas mudou de endereço. Ficará em nós sua imagem forte, sua voz firme, sério e divertido, tudo ao seu tempo certo. Admirador reconhecido do que era bom e crítico do que não estava certo. Nunca escondeu sua opinião, mesmo que esta viesse a desagradar alguns. Sei que muitos lamentarão não ter tido a oportunidade de desfrutar de sua amizade e carinho... Sabemos onde ele está hoje: na memória e no coração de todos os que o conheceram e amaram, e com certeza já está pensando em produzir mais um Congresso Internacional de Mágica. Material de qualidade não vai faltar na nova morada.
    Com carinho e respeito
    Rokan e Ranny


    ResponderExcluir
  13. Tive a honra de conhecê-lo, de ter estado com o colega Enio Finochi em momentos importantes. Sempre fui seu admirador, desde que iniciei na mágica, nos anos 70. Última vez que me encontrei com ele foi em 18 de setembro passado, no espetáculo "Uma Noite Mágica", dirigido pelo amigo Ozcar Zancopé.

    Enio fez história como grande ilusionista, além de importante inspirador e criador de iniciativas notáveis (tais quais o grupo Misdirection e o tradicional Mercado Mágico). Sempre ajudou os confrades e amigos, aconselhando, incentivando e transformando talentos em artistas.

    Partiu num domingo. Por acaso, era dia de Mercado Mágico. Para mim, por coincidência, dia do aniversário do meu saudoso pai; e eu já pensava na questão da vida... da falta que nos faz quando alguém que estimamos e respeitamos nos deixa.

    Enio Finochi, um baluarte da magia. Vai ficar a saudade. Mas a sua boa obra está registrada, para sempre!

    Carinhosamente,

    Claudio C. de Souza (São Paulo-SP)

    ResponderExcluir
  14. Ênio foi um mestre, um artista completo que fez parte da vida de muitas pessoas! Descanse em paz .

    ResponderExcluir