14 de agosto de 2016

Mágico Karpes, O Embaixador da Mágica do Brasil!


Mágico Karpes
Graças a uma iniciativa pioneira de levar a Arte Mágica, através da internet, para  todos os cantos do mundo, Carlos Alberto Lopes, conhecido como Mágico Karpes, vem sendo reconhecido como o Embaixador da Mágica do Brasil. Há mais de oito anos no ar, o Programa Truques & Ilusões, criado por ele, cuja estreia ocorreu em 19/07/2008 e é transmitido todas as terças feiras pela TV Cinec (www.tvcinec.com.br), alcançou a marca de 418 edições em 19/07/2016, ocasião em que se comemorou os seus oito anos de existência.
Em meados dos anos 1954, Karpes, prestes a completar nove anos de idade (14/08/1945), encontra  uma caixa praticamente abandonada em um armário e, dentro dela, uma porção de coisas "estranhas". Embora não pudesse imaginar do que se tratava, foi despertado por um forte interesse em desvendar aquela descoberta. Ao perguntar para sua mãe sobre aqueles materiais,  ela lhe explicou que tinham sido do seu pai, falecido quatro anos antes, e que serviam para ele fazer mágicas, pois tinha sido um mágico amador. Estava alí, mesmo sem que pudesse compreender a importância de tudo aquilo, uma valiosa herança, ou como diria mais tarde " um tesouro inestimável".
Pouco tempo depois, ao tomar conhecimento de que um amigo da sua família era também mágico, fez de tudo para chegar até ele, o que de fato aconteceu e, assim, conheceu José Silas Portieri, "Mágico Syllas", que o orientou como utilizar aqueles equipamentos, primeiros passos para uma carreira de sucesso. 
Karpes, Aronack e Syllas
Não demoraria muito! Levado pelo seu já então amigo Syllas, passou a frequentar as reuniões do Círculo Mágico Internacional que era dirigido por Norman Peixoto dos Santos, filho de J.Peixoto. Ampliaram-se os contatos e novos mágicos passaram a fazer parte do seu círculo de amigos que, segundo Karpes, "foram responsáveis pelo seu aprimoramento lhe ensinando e orientando na sua caminhada na complexa arte do ilusionismo".
Dentre eles, destaca-se o Professor Aronack (Aaron Ackermann), mágico carioca, de quem recebeu grande parte dos conhecimentos e a quem rendeu homenagem quando deu, ao seu programa,  o nome da coluna que Aronack mantinha no jornal Correio da Manhã do Rio de Janeiro, "Truques & Ilusões".
Já na adolescência, seu  nome artístico sofre uma pequena, mas importante alteração, no momento em que a letra "C" é substituída pela letra "K", numa justa homenagem ao Mágico alemão Kalanag (Helmut Ewald Schreiber), que, em  temporada em São Paulo com a Revista Mágica "Sim-Sala-Bim", lhe desperta para a sua entrega, "de corpo e alma, ao fantástico e maravilhoso mundo da mágica", época em que tinha que conciliar com as  atividades artísticas seus estudos, nunca interrompidos (formou-se em Publicidade, Direito e Comunicação), e com o seu trabalho numa emissora de rádio, Rádio América, onde exercia a função de mensageiro. Quis o destino, entretanto, oferecer-lhe mais uma oportunidade profissional. Na falta de um dos locutores e por ser detentor de uma boa voz foi designado pelo seu superior para entrar no ar e mais uma vez o sucesso estava presente na sua vida. Posteriormente, atuou na Rádio Gazeta e TV Gazeta, produzindo e apresentando programas.
Karpes
Como mágico, atou nos mais variados seguimentos de mercado e em diferentes categorias: Mentalismo, Magia para Crianças, Magia Clássica, Manipulação, etc. Nos seus espetáculos contava com a presença de algumas assistentes, entre elas sua namorada e posteriormente esposa e  suas duas filhas.
Escreveu, atuou e dirigiu diversos espetáculos teatrais, destacando-se "Os Três Birutas", humorístico, onde, com mais dois atores, apresentava  quadros divertidos e que culminavam com a sua atuação como mágico.
Com direção artística de Syllas, o espetáculo "No Palácio de Canchipur", de sua autoria, contava com orquestra de Câmara e participação de grande elenco: técnicos de luz e som, bailarinos, atores, etc. Após cumprir temporada em São Paulo, o espetáculo foi apresentado em inúmeras cidades do estado.
Karpes - Estúdios da TV Gazeta
Karpes foi responsável, durante muitos anos, através da sua empresa de produções artísticas, pela promoção de atores, bandas, cantores, bailarinos, coreógrafos, mágicos, etc., abrindo-lhes, dessa forma, os caminhos para o estrelato.
Idealizador, Produtor e Diretor do Programa Truques & Ilusões, Karpes vem recebendo inúmeras homenagens pelo  pioneirismo de levar a Arte Mágica, desde o Brasil, para todos os cantos do mundo, bem como  o reconhecimento da categoria pela importância que esse trabalho representa para a sua difusão e perpetuação.
Sinto-me honrado e orgulhoso de desfrutar da amizade desse grande companheiro de ideal, de cuja conduta, irrepreensível, sou testemunha.
Mágico Karpes, SIM, O Embaixador da Magica do Brasil!
OZcar Zancopé 

















Matérias Associadas Neste Blog:
https://magicoozcarzancope.blogspot.com.br/2016/07/programa-truques-ilusoes-oito-anos-no-ar.html
https://magicoozcarzancope.blogspot.com.br/2011/10/programa-truques-ilusoes-ha-mais-de.html

2 comentários:

  1. Muito obrigado, Ozcar.
    Este é um presente muito especial em um dia muito especial para mim, e que enche o meu coração de gratidão e alegria.
    Um mágico abraço.
    Karpes.

    ResponderExcluir
  2. Belíssima homenagem do Ozcar em divulgar ao mundo a longa e maravilhosa trajetória mágica do querido amigo KARPES.


    KARDINI

    ResponderExcluir